< outras novidades
dekap

Teste de mecha: como e quando fazer?

Compartilhe

A escolha do processo de despigmentação do cabelo é fundamental para dar início ao clareamento capilar. Existem muitas dúvidas quanto ao uso de pó descolorante e água oxigenada versus a aplicação de DekapColor, principalmente sobre os benefícios e consequências de cada etapa.

A descoloração é um processo oxidativo, onde a junção do pó descolorante e a emulsão de água oxigenada promove remoção do pigmento do cabelo. Esse passo também retira aminoácidos e proteínas que dão estrutura à fibra capilar, e por isso deve ser feito com cautela, visando a saúde das mechas.

A escolha da água oxigenada é importante para mensurar o poder de oxidação da descoloração: Quanto maior o volume, maior o poder de abertura de tom. É fundamental ter conhecimento e responsabilidade durante esse processo, já que incompatibilidades de químicas, tempo e manuseio inadequados podem causar danos irreversíveis no cabelo.

Já o DekapColor atua apenas em pigmentos de tintas que usam emulsão reveladora, ou seja, a despigmentação que o produto causa atinge apenas o cabelo que já foi pintado, e não cabelos virgens. O poder de clareamento ou abertura de tom depende da cor base anterior à tinta recentemente aplicada.

A compatibilidade do DekapColor com outras químicas é um benefício que deve ser frisado, já que há poucas contra indicações em cabelos com progressiva, alisamentos e descolorações (com excessão de henê, hennas e alisamentos com soda cáustica). Porém, a descoloração precisa ter um cuidado redobrado devido ao risco de corte químico por incompatibilidades de diversos procedimentos.

Escolha do produto

A escolha do produto deve ser realizada com base no objetivo. Para corrigir tons indesejáveis ou voltar à cor antiga, o ideal é o DekapColor. Para luzes, mechas ou descoloração global com o intuito de abrir vários tons, inclusive em fios virgens, indica-se o descolorante.

Veja este vídeo onde realizei um teste em um cabelo humano com tinta tom castanho 4.0 com descoloração e DekapColor:

Teste de mecha

O teste de mecha é um cuidado importante antes do procedimento, pois você pode simular o que vai acontecer com o cabelo e, consequentemente, planejar o que será feito. É ideal escolher uma mecha escondida do cabelo, aplicar o produto seguindo as instruções de uso e analisar como o cabelo reage dentro do tempo determinado.

O resultado do uso do DekapColor, por exemplo, pode ser influenciado por colorações escuras ou muito vibrantes que contenham saturação de pigmentos e dificultam a remoção em uma única aplicação.

Com a descoloração, deve haver um cuidado com a saúde e estrutura do cabelo, além da compatibilidade de químicas ali presente. O ideal é sempre procurar um profissional qualificado.

Caso o fio apresente danos, é melhor não realizar o procedimento. Realize, então, um tratamento de fortalecimento ou nutrição antes de um novo teste de mecha.

IMG_1821

Ainda não entendeu bem a diferença entre os dois? Veja agora e entenda de uma vez a diferença entre DekapColor e Descolorante!

Consulte um cabeleireiro

Não abra mão de consultar um profissional de cabelos antes de arriscar uma mudança. Siga sempre as indicações corretas de uso e repasse as informações desse post a quem possa se interessar!

Até mais!

Gleici Duarte

Compartilhe
< outras novidades